MENSAGEM PARA OS PECUARISTAS

Caros(as) amigos(as) pecuaristas,

Sabemos que a nossa atividade é cíclica e que, no momento, estamos convivendo com preços muito baixos para a carne que produzimos. Nos Estados Unidos, está ocorrendo o inverso: os preços pagos aos pecuaristas subiram, nos últimos meses. Os preços dependem de diversos fatores, sendo o mais relevante, a velha regra da oferta e da procura, que por sua vez, depende de taxas de juros, renda da população, taxas de câmbio, disponibilidade de matrizes, taxas de desfrute, entre outros.

Vem então a pergunta: o que devemos fazer nessa situação atual? Na nossa concepção, aqui na FSL Angus, as crises criam um senso de urgência para tomarmos as providências necessárias para aumentar a receita e/ou diminuir os custos. Já fizemos mudanças na nossa estratégia, focando, agora, em um número menor de produção, mas elevando ainda mais a qualidade dos nossos animais. Estamos ampliando a equipe comercial para a venda de sêmen e, claro, estamos procurando, com lupa, as oportunidades de redução de custos.

O XVII Leilão FSL Black Angus, foi estruturado para oferecer aos nossos clientes pecuaristas, oportunidades para aumentar a lucratividade das suas fazendas, de forma alinhada ao que foi dito acima. Na página 54 desse catálogo, mostramos que um touro melhorador aumenta o resultado da pecuária de corte em, no mínimo, R$ 7.140,00 por ano, quando comparado ao uso de um touro comum.

Para a produção de touros Angus melhoradores, nós estamos fazendo, há mais de 20anos, profundas análises do nosso rebanho. Participamos do PROMEBO aqui no Brasil e realizamos exames de DNA – HD50K – nos Estados Unidos. Também buscamos o que existe de melhor no mundo em termos de genética, estamos sempre procurando aprender sobre manejo e saúde animal, além de mantermos, sempre, uma excelente equipe de colaboradores, treinados e engajados. Como o nosso lema é CONFIANÇA E RESULTADO, reforçamos mais ainda a transparência nas nossas comunicações com os clientes e incrementamos as nossas atividades de pós-venda.

Entre os 51 touros que serão comercializados, 95% deles são homozigotos, fechados no preto e apresentam pelagem muito curta e carcaças expressivas, tudo conforme as demandas atuais do mercado.

O reconhecimento que mais importa para nós é o índice de vendas para clientes antigos da FSL Angus, que voltam para realizar novas compras, porque estão satisfeitos com o desempenho dos nossos touros a campo. No leilão do ano passado, 65% das vendas foram para nossos clientes antigos. No entanto, nós apreciamos muito outros reconhecimentos, como foi o caso do PROMEBO, que listou, recentemente, 4 touros da FSL Angus, entre os 10 melhores touros jovens do Brasil. O PROMEBO é o mais antigo e maior programa genético do Brasil, com mais de 900 mil animais inscritos.

Esses 4 touros, serão leiloados, na modalidade de 50%, para os criadores que querem ter produção própria de sêmen da raça Angus e assim, obter uma expressiva economia na aquisição de sêmen, com a qualidade que atende o que existe de melhor em genética no mundo. Novamente, uma oferta que atende a estratégia de redução inteligente de custos, como forma de enfrentamento da crise atual.

Também não posso deixar de comentar que os nossos touros Angus, nascidos e criados no estado de São Paulo, com pelagem curta, representam um elevado sucesso em termos de adaptação às condições do Sudeste e do Centro-Oeste, que é um dos pilares da nossa seleção. Além de demonstrarem libido muito acima da média e taxas de prenhez altas, eles são resistentes ao calor. Esse, é um tema que sempre nos desafiou e nos levou ao aprofundamento nos estudos sobre exemplos de sucesso, no uso dos nossos touros a campo, em regiões muito quentes. A conclusão é que a pelagem curta é o fator mais importante desse processo, seguido do controle do carrapato.

Para citar um exemplo que conhecemos bem: em Kansas, nos Estados Unidos, onde a National Beef opera, no verão, as temperaturas superam 40º C, por vários meses e, praticamente, 100% dos abates são de animais da raça Angus (a National Beef tem 14% do mercado americano e é a número 1 em qualidade). A diferença é que nessa região dos Estados Unidos, os pecuaristas usam touros Angus com pelagem curta e não existe carrapato. A boa notícia, é que os nossos touros Angus, com pelagem curta e usados no cruzamento com vacas Nelore, praticamente, não apresentam problemas com carrapatos, já que onde existe a predominância de animais da raça Nelore, a incidência de carrapatos é muito menor. Para os casos em que os carrapatos estão presentes, o controle, muito simples, tem sido feito com carrapaticidas eficientes.

O mito de que os taurinos, em geral, não resistem ao calor, foi desenvolvido, porque, no passado, foram usados, no cruzamento industrial, touros com pelagem alta, que provocavam stress térmicos significativos – (imaginem uma pessoa usando um casaco de pele embaixo do sol, com temperaturas de mais de 35º C). Além disso, a pelagem alta, escondia os carrapatos. Dessa forma, os carrapatos prosperavam até níveis elevadíssimos e nos raros casos, onde eram aplicados carrapaticidas, não ocorria uma adequada penetração do produto, de novo, em função da pelagem alta. A respiração ofegante que se apresentava e que era percebida como intolerância ao calor, era, na verdade, resultado da anemia provocada pela excessiva carga de carrapatos nos animais.

Os touros FSL Angus, são máquinas de produção de carne, em quantidade e qualidade. Como qualquer máquina, os nossos touros exigem, para funcionar bem, manutenção adequada e combustível apropriado. Na página 54 vocês vão encontrar as nossas recomendações sobre o manejo de touros Angus a pasto.

Estamos convencidos de que o cruzamento Angus & Nelore é o melhor negócio da pecuária brasileira e nós temos orgulho de estarmos colaborando com o aumento da renda no campo, com a geração de empregos, com o incremento das exportações, em valor agregado e em quantidade e com a oportunidade para mais brasileiros, que adoram um churrasco, de acessarem carne com muito mais qualidade.

Fazemos aqui um agradecimento especial para os nossos parceiros nessa empreitada: a Connect Leilões, o Agro Canal e os nossos patrocinadores; Marfrig Foods, MSD/Mare Shopping, Siltomac e Academia CEO.

Vamos ficar muito contentes com a presença de vocês na nossa fazenda em Itapetininga, aqui no estado de São Paulo, no próximo dia 14 de outubro, sábado, com a visitação dos touros a partir das 9h, ou, com a participação de vocês no nosso XVII Leilão FSL Black Angus, através do Agro Canal, a partir das 14h.

Abraços.

Andrea, Antonio Maciel e toda a equipe da FSL Angus